Editais

terça-feira, 29 de junho de 2010

UNIVERSIDADE & MERCADO

Você já parou para pensar como seria uma relação ótima entre a universidade (instituição) e o mercado (agente econômico)? Quais os papéis de cada um na sociedade e suas (incertas) delimitações? É de longa data as discussões em torno do assunto, com maior ou menor ênfase ao longo do tempo, dependendo do cenário político, econômico e social do momento. Abaixo colocamos alguns trechos da entrevista do economista Jorge Madeira Nogueira, professor da USP, à Ricardo Westin, da Folha de SP, conforme consta no Jornal da Ciência, edição de 29 de junho. Deixe seu comentário, 


(...) "O Brasil não tem dinheiro para manter 70 universidades federais. Está diluindo recursos. Com pouco dinheiro, as federais passam fome e fazem pesquisinha. (...)


(...) "Não adianta fazer universidade pública com cursos baratos. Quero ver abrir engenharia nuclear ou mecatrônica. O governo deve escolher dez universidades e investir pesado, para que se tornem fontes de recursos humanos top de linha." (...)


(...) "É claro que as federais não devem formar só o que o mercado quer, mas também não devem formar só o que o mercado não quer." (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário