Editais

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Edital PROEXT 2013/2014 - Linha 1: Educação

EDITAL PROEXT 2014 

PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 
MEC/SESU

Inscrições: até às 12 horas do dia 18 de março de 2013, através do e-mail extensao@ufsm.br.


Veja os procedimentos de inscrição.

Linha 1: Educação

Subtemas:



Educação de jovens e adultos:
a) Ações de alfabetização e elevação de escolaridade reconhecendo as especificidades culturais e do mundo do trabalho dos públicos atendidos; 
b) Abordagem das tradições populares como elemento condutor na educação de jovens e adultos; 
c) Formação de educadores populares e gestores educacionais para atuação em alfabetização e educação de jovens e adultos de forma integrada à educação profissional, levando-se em consideração as especificidades do público atendido; 
d) Estudos sobre o perfil dos não alfabetizados e das pessoas sem ensino fundamental completo, com vistas a identificar as causas da evasão ou não acesso às políticas educacionais; 
e) Registro e estudo da memória oral e documental da educação de jovens e adultos no Brasil desenvolvidas no âmbito  dos Centros de Referência e Memória de EJA; 
f) Formação de educadores populares para atuação em alfabetização de idosos. 


Juventude:
a) Pesquisa-ação voltada às diversas áreas do conhecimento com enfoque na juventude negra brasileira e/ou na juventude com deficiência; 
b) Pesquisa-ação voltada à alfabetização de jovens e/ou elevação de escolaridade, integrada à qualificação profissional e participação cidadã, considerando as especificidades dos jovens na faixa etária de 18 a 29 anos. 
c) Estudos sobre o interesse de retorno e a permanência na escola de alunos de 18 a 29 para conclusão do ensino fundamental e dos resultados de impacto da elevação da escolaridade na qualidade de vida desses jovens. 
d) Estudos sobre o perfil sócio-educacional dos/das jovens de 18 a 29 anos privados de liberdade. 
e) Pesquisa-ação voltada às diversas áreas do conhecimento com enfoque na violência contra juventude negra brasileira.


Educação Escolar Indígena:
a) Apoio à regulamentação e implementação da educação escolar indígena nas unidades federadas; 
b) Pesquisa-ação para desenvolvimento de materiais didáticos e paradidáticos, em especial aqueles voltados para o  ensino da história e das culturas indígenas, consoante Lei n° 11.645/2008; 
c) Subsídios para o diagnóstico da educação escolar indígena tendo em vista a implementação dos territórios etno-educacionais; 
d) Desenvolvimento de pesquisa-ação sobre currículo escolar indígena integrado a especificidade lingüística dos povos.

Educação Escolar Quilombola:
a) Apoio à regulamentação e implementação da educação escolar quilombola nas unidades federadas; 
b) Pesquisa-ação para desenvolvimento de materiais didáticos e pedagógicos que contemplem e valorizem  a história e a cultura local; 
c) Pesquisa-ação para desenvolvimento de materiais didáticos e pedagógicos voltados para educadores que atuam em escolas localizadas em comunidades remanescentes dequilombos; 
d) Apoio para o desenvolvimento de propostas pedagógicas para escolas quilombolas com classes multisseriadas. 

Educação para Relações Étnico-raciais:
a) Apoio às secretarias municipais e estaduais de educação para a implementação do ensino da história e cultura da população afro-brasileira e africana, de acordo com os termos da Lei nº 10.639/2003; 
b) Pesquisa-ação para desenvolvimento de materiais didáticos pedagógicos que contemplem e valorizem a história e a cultura africanas e afro-brasileiras. 
c) Apoio aos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Similares - NEABs para a realização de Pesquisa Ação nas áreas de: Implantação dos Centros de Fortalecimento Acadêmico para estudantes cotistas;  Implementação da Lei 10.639/03 no que se refere a contribuição da educação superior para a educação básica e implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História Afro-brasileira e Africana, Educação Escolar Quilombola e Educação Escolar Indígena.

Educação do Campo:
a) Apoio à regulamentação e implementação da educação do campo nas unidades federadas; 
b) Pesquisa-ação para elaboração de materiais didáticos e paradidáticos de apoio aos educadores que atuam em escolas do campo;
c) Apoio ao desenvolvimento de propostas pedagógicas para escolas do campo com classes multisseriadas e para as escolas que adotam a pedagogia da alternância.

Educação em Direitos Humanos:
a) Formação de agentes comunitários, educadores/as populares, gestores/as e demais profissionais que atuam na promoção e proteção de direitos nas temáticas de gênero; orientação sexual e identidade de gênero; diversidade étnico-racial; criança e adolescente; pessoa com deficiência; população em situação de rua; diversidade religiosa; enfrentamento ao tráfico de pessoas e a outras formas de violência; 
b) Pesquisa-ação com foco no acesso e permanência na escola de beneficiários de programas sociais e de transferência de renda; 
c) Elaboração de materiais didáticos e paradidáticos que contemplem de maneira transversal as temáticas de gênero; orientação sexual e identidade de gênero; diversidade étnico-racial; criança e adolescente; pessoa com deficiência; população em situação de rua; diversidade religiosa; enfrentamento ao tráfico de pessoas e a outras formas de violência; 
d) Elaboração de materiais didático-pedagógicos para o atendimento educacional de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas; 
e) Pesquisa-ação para o desenvolvimento de metodologias participativas e interativas voltadas para a educação em valores democráticos, atitudes e práticas coletivas que enfrentem a violência na escola e promovam os direitos humanos; 
f) Pesquisa-ação com o objetivo de disseminar a educação em direitos humanos na educação básica, de acordo com Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos; 
g) Pesquisa-ação para o desenvolvimento de metodologias de implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos nos cursos de graduação (Educação Superior); h) Pesquisa-ação para o desenvolvimento de propostas de reestruturação da gestão educacional voltadas para as práticas democráticas e de não discriminação. 

Educação Socioambiental:
a) Formação de continuada de agentes comunitários, educadores populares, gestores e demais profissionais da educação, conselhos escolares e integrantes da comunidade escolar com base nos fundamentos, conceitos e práticas em educação ambiental, incluindo ética, justiça ambiental e governança por meio de metodologias participativas e interativas; 
b) Pesquisa-ação para o desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos referentes à educação ambiental; 
c) Pesquisa-ação para desenvolvimento de propostas de sustentabilidade socioambiental na gestão, na estrutura física e no currículo das escolas e IES, contribuindo para a transição para construção de espaços educadores sustentáveis; 
d) Apoio ao desenvolvimento de propostas pedagógicas que promovam o fortalecimento da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas (Com-Vida)/Agenda 21 na Escola ou similar para as IES visando fortalecimento de políticas voltadas para a juventude e meio ambiente; 
e) Pesquisa-ação para o desenvolvimento de metodologias participativas e interativas voltadas para dimensão socioambiental. 

Educação Especial na Perspectiva Inclusiva:
a) Formação para agentes comunitários, educadores populares, gestores e demais profissionais visando o desenvolvimento de práticas inclusivas e estratégias de promoção da acessibilidade; 
b) Formação de agentes comunitários, educadores populares e profissionais em Língua Brasileira de Sinais – Libras; 
c) Formação de educadores populares para o ensino do Sistema Braille; 
d) Pesquisa-ação para o desenvolvimento da educação bilíngue para estudantes surdos no ensino  regular; 
e) Pesquisa-ação para o desenvolvimento de ações intersetoriais para a eliminação das barreiras que impedem o acesso e permanência de pessoas com deficiência na escola; 
f) Geração e difusão da tecnologia assistiva para a autonomia e independência das pessoas com deficiência; g) Formação de profissionais para a geração de materiais de acordo com o padrão Mecdaisy - Sistema de Informação Digital Acessível; 
h) Formação de agentes comunitários, educadores populares e profissionais sobre técnicas de orientação e mobilidade.

Saúde na Escola:
a) Apoio à gestão intersetorial em educação e saúde. Serão priorizadas propostas que apoiem as ações intersetoriais do Programa Saúde na Escola; 
b) Promoção da alimentação saudável na escola – políticas públicas intersetoriais de segurança alimentar e 
nutricional; 
c) A escola como promotora de alimentação saudável e a alimentação como direito; 
d) Promoção da cultura de paz e prevenção à violência e acidentes na Educação Básica; 
e) Saúde e bem-estar em creches e pré-escolas públicas ou conveniadas com o poder público.

Educação Integral e Intersetorialidade:
a) Apoio ao desenvolvimento de atividades de educação integral e ampliação de jornada escolar que priorizem as propostas articuladas com o Programa Mais Educação, 
b) Relação escola, cidade,  família e comunidade: espaços educativos e itinerários formativos. 
c) Apoio aos professores comunitários bem como monitores, oficineiros e demais profissionais que atuam em atividades de educação integral abertas à comunidade e que se articulam com projetos e políticas oficiais de ampliação da jornada escolar, sobretudo do Programa Mais Educação.

O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: 
a) Oferta de cursos profissionalizantes no contraturno escolar nas áreas de ciência, cultura e tecnologia. 
b) Desenvolvimento de ações de integração do ensino Médio/Técnico.

Educação Infantil:
a) Movimento e brincadeira na educação infantil: desenvolvimento de ações inter e multidisciplinares voltadas para crianças de creches e pré-escolas públicas ou conveniadas com o Poder Público. 
b) Educação infantil e relações étnico-raciais; 
c) Desenvolvimento de oficinas para elaboração de materiais didáticos,jogos, brincadeiras e brinquedos infantis; 
d) Formação de professores e profissionais da educação para as especificidades da educação infantil.

Apoio à Gestão de Redes de Educação Públicas: 
a) Apoio ao município na promoção da gestão democrática e do controle social; 
b) Apoio ao município na gestão de recursos humanos/carreiras nas Secretarias de Educação; 
c) Apoio ao município na gestão por resultados na educação – foco na aprendizagem (IDEB); 
d) Currículo da rede de ensino; 
e) Avaliação externa da aprendizagem escolar; 
f) Cidadania: Pesquisa-ação junto às Secretarias Municipais de Educação para construção coletiva de projetos de lei para constituição de conselhos escolares e conselhos municipais de educação. 
g) Qualificação dos conselheiros escolares: pesquisa-ação para o desenvolvimento de programas e materiais voltados para qualificação dos conselheiros escolares e conselheiros municipais de educação para ampliar os efeitos positivos da democratização e controle social; 
e) Pesquisa-ação para o desenvolvimento de  modelos de avaliação e monitoramento da gestão escolar para secretarias de educação.

Apoio à Gestão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica – EPT:
a) Apoio à melhoria dos processos de gestão acadêmica e administrativa das áreas de pesquisa e inovação, ensino e extensão, das Instituições da Rede Federal de EPT; 
b) Implantação dos sistemas integrados para a educação profissional e tecnológica (http://www.renapi.gov.br): desenvolvimento de metodologias para implantação e multiplicação desses sistemas na Rede Federal de EPT; 
c) Pesquisa-ação para o desenvolvimento de material didático pedagógico voltado para o Ensino Técnico em Educação a Distância; 
d) Ações de capacitação e Formação continuada para o Ensino Técnico em EAD;
e) Desenvolvimento de material Didático para a formação de servidores que atuarão nos cursos FIC, Técnicos e tecnológicos da rede federal de EPT; 
f) Desenvolvimento de material didático pedagógico  para o PRONATEC; 
g) Desenvolvimento de material didático pedagógico na metodologia de Acesso Permanência e Êxito para Programas de Inclusão; 
h) Assessoramento na implantação das ações de reconhecimento de saberes e certificação profissional nos moldes do CERTIFIC, programa de certificação de competência da SETEC/MEC.

Formação de Trabalhadores:
a) Pesquisa-ação para o desenvolvimento de material didático para educação profissional e tecnológica; 
b) Apoio  à implantação das ações de reconhecimento de saberes e certificação profissional nos moldes dos Programas CERTIFIC, Programas Interinstitucionais de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada, estabelecido pela portaria interministerial nº 1.082, de 20 de novembro de 2009, em conformidade com os objetivos deste programa. 

Apoio ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ou Apoio aos processos de alfabetização e letramento:
a) Apoio às Secretarias Municipais, Estaduais e Distrital de Educação para a implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; 
b) Pesquisa-ação para o desenvolvimento de conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas que contribuam para a alfabetização e o letramento  das crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; 
c) Apoio à melhoria da formação continuada dos Professores alfabetizadores, para favorecer a troca de experiências e propiciar reflexões mais aprofundadas sobre a própria prática; 
d) Apoio ao desenvolvimento de novos conteúdos para alfabetização, tais como: obras de apoio pedagógico aos professores e tecnologias educacionais de apoio à alfabetização dos estudantes; 
e) Apoio ao desenvolvimento de avaliações processuais realizadas continuamente pelo professor junto aos 
educandos, além de assessoria técnica para utilização dos resultados da Provinha Brasil, no início e final do 2º ano do ensino fundamental, bem como aos alunos concluintes do 3º ano que serão submetidos à avaliação externa pelo INEP.

Educação para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas:
a) Pesquisa-ação no contexto do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, de práticas pedagógicas incluindo-se as medidas socioeducativas de privação de liberdade, liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade; 
b) formação continuada para agentes comunitários, educadores populares, gestores e demais profissionais do sistema socioeducativo; 
c)  apoio para o desenvolvimento depara realização de diagnósticos e levantamento de práticas inovadoras nos currículos e na gestão aplicados aos sistemas de ensino no contexto do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.

Mais informações em nosso post anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário