Editais

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

PROEXT 2013/2014 - Linha 20: Articulação e Participação Social

EDITAL PROEXT 2014 

PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 
MEC/SESU

Inscrições: até às 12 horas do dia 18 de março, através do e-mail extensao@ufsm.br.




Linha Temática 20: Articulação e Participação Social 

Subtemas

Fortalecimento do controle social de políticas públicas e da atuação dos movimentos sociais: 
a) Fomento ao controle social, aos movimentos sociais e organizações da sociedade civil para o exercício da participação social no ciclo de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas. b) Desenvolvimento de tecnologias sociais para monitoramento da inclusão das pautas dos movimentos sociais nas ações dos governos, priorizando as pautas dos movimentos do campo, movimentos urbanos de luta pela moradia e movimentos de juventude. 
c) Apoio à organização dos movimentos sociais por meio de ações de formação, assistência técnica e apoio à mobilização e participação social.

Consulta Prévia a Povos indígenas, Quilombolas e Povos e Comunidades tradicionais:
a) Pesquisa-ação e produção de conteúdo técnico e especializado em Povos Indígenas e Povos e 
Comunidades Tradicionais (mapeamento e qualificação). 
b) Produção, fomento à produção e divulgação de material educativo, como cartilhas e  material audiovisual, sobre a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho.
c) Parcerias com organizações da sociedade civil para construção da narrativa do processo de regulamentação da consulta prévia, no âmbito da atuação do Grupo de Trabalho Interministerial para Regulamentação da Consulta Prévia, disposta na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho.

Educação Popular:
a) Atuação em campo para formação de educadores/asa partir das concepção da educação popular, com aplicação de metodologia e sistematização de experiências de educação popular, pautados pelos princípios da educação para cidadania ativa e participação social e popular. 
b) Mapeamento, aprofundamento, implementação e difusão de metodologias de educação popular que promovam o diálogo entre os saberes formal e popular e potencializem o papel das experiências populares como agentes responsáveis pela educação, assim como o impacto destas no território. 
c) Desenvolvimento de projetos e planejamento de ações comunitárias a partir da pesquisa-ação e levantamento de tema gerador. 
d) Atividades de formação sobre realidade brasileira a partir dos pensadores e resgate dos valores, a identidade e cultura do povo brasileiro.

Formação de Conselheiros:
a) Formação em participação e controle social nas políticas públicas de conselheiros nacionais, de representantes de organizações da sociedade civil e de gestores dos governos locais. 
b) Reflexão e troca de experiências relacionadas à participação social e à democratização da gestão do Estado. 
c) Apoio a propostas pedagógicas de formação de conselheiros que promovam a participação e controle social nas políticas públicas.

Fomento e Colaboração com Organizações da Sociedade Civil e Projetos Sociais:
a) Atuação estratégica com as organizações da sociedade civil,de modo a reforçar a sua autonomia e 
sustentabilidade, visando à consolidação de uma sociedade civil forte e atuante. 
b) Assistência técnica e capacitação interdisciplinar nas áreas de direito, contabilidade, planejamento, gestão, comunicação e captação de recursos para entidades do terceiro setor e projetos sociais. 
c) Assistência jurídica gratuita para a sociedade civil em processos administrativos e judiciais, envolvendo questões relacionadas às entidades e seus projetos, sobretudo no que for referente às parcerias e ao reconhecimento de imunidades e isenções. 
d) Apoio para a constituição de organizações e enquadramento nas diversas categorias de titulação e certificação, tais como: Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) ou Utilidade Pública Federal (UPF), no Ministério da Justiça; e Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de assistência social, saúde e educação, nos respectivos ministérios.
e) Assistência técnica e capacitação interdisciplinar para as organizações da sociedade civil atuarem no SICONV - Sistema de Convênios, Contratos de Repasse e Termos de Parceria, envolvendo desde a elaboração de projetos, em conformidade com as linhas programáticas dos órgãos do governo federal, até a utilização do sistema e registros dos atos correspondentes à execução, incluindo a fase de prestação de contas e elaboração de relatórios, nos termos da legislação  atinente. 
f) Assistência técnica e capacitação interdisciplinar sobre a Lei de Acesso à informação e a transparência ativa na gestão de recursos públicos.

Mais informações em nosso post anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário