Editais

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

PROEXT 2013/2014 - Linha 11: Promoção da Igualdade Racial

EDITAL PROEXT 2014 

PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 
MEC/SESU


Inscrições: até às 12 horas do dia 18 de março, através do e-mail extensao@ufsm.br.






Linha Temática 11: Promoção da Igualdade Racial 

Subtemas: 

Educação:
a) Elaboração e fortalecimento de iniciativas buscando o apoio aos estudantes negros que ingressam nas universidades pelo sistema de cotas.
b) Valorização da diversidade étnica para inclusão, permanência e aprendizagem de crianças e jovens afrodescendentes na educação infantil e na educação básica.
c) Promoção do acesso da população negra ao ensino superior, em especial os professores das escolas quilombolas; d)Promoção da igualdade racial nas escolas, junto às famílias e às comunidades circunvizinhas.
e) Elevação de escolaridade das comunidades quilombolas, considerando as especificidades culturais e socioeconômicas nas metodologias e cronogramas.

Direitos Humanos e Segurança Pública:
a) Apoio a ações vinculadas ao enfrentamento da violência contra jovens negros, reunindo medidas de prevenção à violência e ao preconceito contra esses jovens.
b) Reinserção social e econômica de adolescentes e jovens egressos da internação em instituições socioeducativas ou sistema prisional com ênfase na população negra, indígena, cigana e quilombola.
c) Ampliação e garantia ao acesso à justiça e à assistência jurídica gratuita, para negros, indígenas e ciganos, observando as variáveis de gênero e geracional.

Saúde:
a) Apoio à implementação da Política Nacional da Saúde Integral da População Negra.
b) Apoio ao atendimento biopsicossocial à população vítima de racismo e de discriminação no âmbito do atendimento à saúde.
c) Apoio ao atendimento à população negra e indígena para aumento de sua expectativa de vida e redução da morbimortalidade.
d) Apoio ao programa saúde da família nas aldeias indígenas, acampamentos ciganos e comunidades quilombolas.
e) Apoio à assistência aos direitos reprodutivos em comunidades de terreiros, quilombolas e ciganas.
f) Divulgação junto às populações negras e indígenas dos direitos sexuais e reprodutivos, especificidades na atenção à saúde, políticas de promoção da saúde da população negra e prevenção de doenças.

Desenvolvimento socioeconômico:
a) Apoio à inclusão da dimensão etnicorracial (negra, indígena e cigana) nas políticas de trabalho e emprego com vistas à equidade e ao combate às discriminações.
b) Implemento de economia popular e solidária nas populações negras, indígenas e/ou ciganas organizadas por gênero e idade.
c) Implemento de arranjos associativos nas comunidades de terreiro e tradicionais, visando o desenvolvimento local sustentável.
d) Apoio ao desenvolvimento do patrimônio turístico etnicorracial brasileiro (negro, indígena e cigano) para 
combate ao racismo.
e) Assistência técnica para acesso ao crédito e ao empreendedorismo, associativismo, cooperativismo e comércio das populações negras, indígenas e ciganas.
f) Formação de agentes do setor de turismo na perspectiva de valorização e preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro.

Política Cultural Etnicorracial:
a) Apoio ao desenvolvimento artístico e à construção de patrimônio etnicorracial centrados na economia da cultura.
b) Promoção de seminários que contemplem produções artísticas para reflexão crítica com recorte etnicorracial.
c) Implantação de programas de rádio e TV universitárias com conteúdos culturais e educativos, regionais e nacionais, com recorte etnicorracial e recursos de acessibilidade.
d) Mapeamento de bens culturais fotográficos, audiovisuais, musicais, textuais ou iconográficos com recorte etnicorracial.
e) Identificação, organização, tratamento, descrição,  digitalização e difusão de arquivos de relevância histórica e cultural com recorte etnicorracial.
f)  Apoio à organização comunitária e à criação de conselhos municipais para preservação do patrimônio cultural etnicorracial.

Desenvolvimento dos Povos Indígenas:
a) Apoio à produção e comercialização agrícola, pecuária, extrativista e artesanal de comunidades indígenas, em especial à produção da mulher indígena.

Mais informações em nosso post anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário