Editais

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

PROEXT 2013/2014 - Linha 6: Desenvolvimento Rural

EDITAL PROEXT 2014 

PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 
MEC/SESU


Inscrições: até às 12 horas do dia 18 de março, através do e-mail extensao@ufsm.br.





Linha 6: Desenvolvimento Rural

Subtemas:


Agroecologia e Sistemas Orgânicos de Produção:
a) Desenvolvimento e/ou adaptação de tecnologias apropriadas para agricultores familiares prioritariamente em situação de pobreza extrema, na perspectiva da geração de renda e da segurança alimentar e nutricional.
b) Resgate do conhecimento tradicional e promoção do uso sustentável dos recursos naturais.
c) Organização de agricultores familiares da extrema pobreza com inclusão produtiva e econômica com base em sistemas sustentáveis e em mercados institucionais  (Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE), considerando as realidades socioculturais, econômicas, políticas e ambientais dos agricultores familiares no espaço rural.
d) Desenvolvimento de processos de convivência com os biomas.
e) Desenvolvimento de estratégias de adaptação às mudanças climáticas, com vista a promover sistemas  sustentáveis de produção na agricultura familiar. 
f) Desenvolvimento de estratégias alternativas de geração de energias renováveis para agricultura familiar, a partir das suas realidades  socioeconômicas e ambientais para segurança energética e geração de renda. 
g) Projetos de incentivo à Adoção de tecnologias adequadas à realidade local, em parceria com associações e/ou cooperativas de agricultores familiares, ou Bancos Comunitários de Sementes (BCS) ou organizações não  governamentais/governamentais de assistência técnica e extensão rural-ATER para qualificar e ampliar o processo de produção e comercialização de sementes tradicionais ou crioulas.
h) Desenvolvimento de novos produtos alimentares para incentivar a regionalização da alimentação escolar.
i) inovação de equipamentos de tração mecânica para redução do trabalho árduo e aumento da produtividade. 
j) inovação para uso e conservação de água.

Mercado Institucional de Alimentos: 
a) Qualificação da gestão de Empreendimentos Familiares para inclusão produtiva voltada para os mercados institucionais (Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE) e locais e regionais. 
b) Estudo da demanda de produtos nas entidades executoras do  PNAE nos municípios e secretarias estaduais de educação, da gestão do programa, cardápios, compra de gêneros alimentícios da agricultura 
familiar, procedimentos administrativos, logística  de distribuição e armazenamento entre outros.
c) Elaboração de planos de negócios da agricultura familiar.

Agricultura Familiar e Juventude: 
a) Pesquisa-ação sobre a sucessão da juventude na agricultura familiar.
b) Desenvolvimento de processos, metodologias e estratégias de qualificação e formação de jovens do meio rural como agentes de desenvolvimento sustentável para atuarem na mobilização e organização da juventude rural em vista do acesso à educação contextualizada no campo. 
c) Expansão da escolarização e profissionalização, bem como o acesso às políticas públicas de juventude que tratam da sucessão geracional na agricultura familiar, envolvendo o público interessado e considerando a realidade de cada região. 
d) promover intercâmbios com jovens agricultores familiares para trocas de experiências no campo da Agroecologia e Produção Orgânica, participação social e projetos de vida no campo, ligados a atividades agrícolas e não agrícolas.

 Estágios Interdisciplinares de Vivência – EIV:  
a) Realização de Estágios Interdisciplinares de Vivência em estabelecimentos familiares com acompanhamento e participação nas atividades produtivas.
b) Pesquisa-ação sobre sistemas familiares ou comunitários de produção e comercialização.
c) Pesquisa-ação sobre o cotidiano das estruturas comunitárias e/ou governamentais em funcionamento nos acampamentos, assentamentos e localidades camponesas – escolas, equipes de assistência técnica, unidades de saúde, cooperativas e associações; Pesquisa-ação sobre ações comunitárias em assentamentos e/ou localidades camponesas e de agricultores familiares, no campo da produção, da organização social e das atividades culturais.  

Agricultura Familiar, Economia Solidária e Desenvolvimento Econômico:
a) Oferta de curso com aulas práticas de cooperativismo, empreendedorismo, administração, vendas [marketing] e economia solidária, com orientações para a captação de recursos e pagamento de créditos em 
bancos rurais, para compra de maquinário, construção de galpões e tudo o mais que necessário for, acompanhamento das ações com vistas à formação de cooperativas autônomas de empreendedores solidários.
b) Formação de agricultores familiares  para produção, embalagem e comercialização de alimentos com valor agregado, tais como queijos especiais, iogurtes, biscoitos, pães, bolos, geleias, peixes defumados, frutas secas, hortaliças orgânicas entre outros.

Mais informações em nosso post anterior.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário