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quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

PROEXT 2013/2014 - Linha 14: Comunicação

EDITAL PROEXT 2014 

PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 
MEC/SESU


Inscrições: até às 12 horas do dia 18 de março, através do e-mail extensao@ufsm.br.




Linha Temática 14: Comunicação 

Subtemas:

Inclusão digital Cidadã e Sociedade:
a) Fortalecimento de espaços que proporcionem acesso público e gratuito às tecnologias da informação e comunicação, como telecentros, centros públicos, bibliotecas, etc.
b) Qualificação e ampliação do número de espaços com equipamentos para acesso à internet em áreas rurais e remotas em especial nos  assentamentos da reforma agrária e junto aos povos e comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas e de terreiros, respeitando suas dimensões sociais, culturais e étnicas.
c) Qualificação e ampliação dos serviços de Governo Eletrônico visando garantir e promover direitos e facilitar aos cidadãos o uso dos serviços do Estado.
e) Desenvolvimento de atividades de inclusão digital para pescadores artesanais e aquicultores, que lhes auxiliem em suas atividades produtivas.
f) Implementação de projetos de inclusão digital no campo que envolvam a juventude rural.
g) Ações parainclusão digital e uso de novas tecnologias para a população idosa.
h) Inclusão digital para mulheres rurais e ribeirinhas: capacitação e treinamento para a utilização de ferramentas tecnológicas aplicadas a atividade produtiva rural e ribeirinha, bem como para utilização plena dos telecentros.
i) Mulheres, mercado de trabalho e inclusão digital: formação para utilização de ferramentas que contribuam para a inserção das mulheres no mercado de trabalho, empoderamento das  tecnologias e conteúdos que ressaltem a equidade de gênero.
j) Fortalecimento da inclusão digital para arranjos produtivos locais que trabalhem no campo do associativismo, cooperativismo e empreendimentos econômicos solidários.
l) Formação de professoras e professores do ensino público, assim como, educadoras e educadores populares, para as TICs.
m) Projetos de inclusão digital de acessibilidade para pessoas com deficiência, priorizando softwares livres. n) Criação de conteúdos específicos para projetos de inclusão digital, tais como, agricultura familiar,  educação ambiental, história afro-brasileira, história indígena, diversidade cultural.
o) Tecnologia nas escolas públicas: projetos educativos que se utilizem de lousas digitais, tablets e celulares.

Apropriação Crítica das Tecnologias e Inovação:  
a) Fortalecimento de cooperativas, associações, empreendimentos econômicos solidários  que potencializem arranjos produtivos locais de cultura digital.
b) Fortalecimento de softwares  livres e suas comunidades de desenvolvedoras e desenvolvedores.
c) Apoio a laboratórios abertos públicos e/ou comunitários de metarreciclagem, de inovação, de garagem, de interatividade, que realizem projetos com foco em soluções inovadoras para o desenvolvimento territorial.
d) Apoio a centros de recondicionamento de computadores e de lixo eletrônico que, prioritariamente, tenham foco na formação e inclusão produtiva da juventude.
d) Projetos de formação de programadores e hackers; e)Desenvolvimento de projetos de design livre, HTML5, realidade aumentada, tecnologias 3D, robótica livre, hardware livre, arduíno, cartografias livres e georreferenciamento.
e) Desenvolvimento de aplicativos cidadãos para dispositivos móveis, com foco em governo eletrônico.
f) Apoio a aplicativos cidadãos que trabalhem com base de dados abertos governamentais, fortalecendo a Lei de Acesso a Informação (Lei 12.527, de 18/11/2011) e a transparência pública.

Comunicação Comunitária e Internet:  
a) Fomento à webrádio, webtv e projetos transmídia.
b) Fortalecimento de coletivos de comunicação comunitária, coletivos audiovisuais, midiativismo e midialivrismo em diversas plataformas.
c) Projetos de formação em comunicação e reflexão crítica da mídia.
d) Conteúdos para rádio e tvs comunitárias,  educativas e universitárias, respeitando as diversidades culturais, ambientais, étnicorraciais, de gênero e etárias.
e) Conteúdos específicos para rádios e tvs comunitárias em assentamentos e comunidades tradicionais.
e) Projetos com foco nas mídias para infância e adolescência.
g) Fomento a conteúdos digitais criativos.
h) Desenvolvimento de aplicativos para a interatividade da TV Digital Brasileira (middleware Ginga).

Mais informações em nosso post anterior.

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