Editais

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

PROEXT 2013/2014 - Linha 17: Ciência, Tecnologia e Inovação

EDITAL PROEXT 2014 

PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 
MEC/SESU


Inscrições: até às 12 horas do dia 18 de março, através do e-mail extensao@ufsm.br.




Linha Temática 17:  Ciência, Tecnologia e Inovação para a Inclusão Social

Subtemas:

Centros Vocacionais tecnológicos - CVTs:
a) Assessoria técnica para consolidação dos Centros Vocacionais Tecnológicos – CVTs, como unidades de extensão tecnológica que articulam tecnologias sociais, pesquisa aplicada e qualificação profissional.
b) Apoio ao desenvolvimento de programas de formação de gestores dos Centros Vocacionais Tecnológicos- CVTs.
c) Apoio à implantação de atividades de extensão tecnológica para fins do fortalecimento da vocação produtiva local.

Inclusão digital: 
a) Apoio ao desenvolvimento e implementação de conteúdos digitais voltados às Redes Públicas de Educação Básica e nas áreas de matemática, ciências naturais e exatas.
b) Apoio ao desenvolvimento e consolidação de soluções de hardware de baixo custo para inclusão digital.
c) Apoio ao desenvolvimento e implantação em soluções de governo eletrônico.

Popularização da Ciência e Tecnologia:  
a) Apoio e assessoria técnica à realização de atividades de popularização da ciência e da tecnologia voltados às redes públicas de educação básica e profissional, tais como: feiras de ciências, Semana Nacional de C&T, mostras de ciência e tecnologias.
b) Apoio ao desenvolvimento de atividades de difusão e popularização de conhecimentos científico e tecnológico em centros e museus de ciências, museus universitários, planetários, jardins botânicos, aquários e zoológicos.
c) Apoio à realização de atividades de pesquisa-ação/pesquisa aplicada junto às Redes Públicas de Educação Básica e Profissional nas áreas das ciências naturais, exatas e matemática.

Tecnologias Assistivas: 
a)  Pesquisa-ação e apoio ao desenvolvimento de Tecnologias Assistivas articulado à Rede Nacional de Núcleos de Pesquisa em Tecnologia Assistiva.

Tecnologias Sociais:  
a)  Identificação, apropriação e difusão de tecnologias sociais.
b) Apoio a projetos e atividades de pesquisa e extensão tecnológica voltados à inclusão social e produtiva, com foco no desenvolvimento de tecnologia social e valorização dos saberes locais e tradicionais.

Tecnologias para Cidades Sustentáveis:
a) Apoio ao desenvolvimento de Sistemas Construtivos Sustentáveis – Capacitação em bioconstruções e técnicas para redução de consumo de água e energia – Transferência participativa de tecnologias de baixo custo para construções de interesse social.
b) Apoio ao desenvolvimento de ações de Saneamento Ambiental – Técnicas e processos inovadores para reciclagem de resíduos eletroeletrônicos – Capacitação em sistemas de evapotranspiração para tratamento de resíduos domésticos – Fomento à popularização da agricultura urbana.

Segurança Alimentar e Nutricional: 
a) Apoio a criação e consolidação de núcleos de pesquisa, desenvolvimento e extensão tecnológica, voltados à  área de segurança alimentar e nutricional.
b) Apoio a projetos de popularização e difusão do conhecimento e de informações em Segurança alimentar e nutricional.
c) Apoio ao desenvolvimento e replicação de tecnologias sociais em segurança alimentar e nutricional construídas na interação com as comunidades.

Proteção do Conhecimento e Transferência de  Tecnologia em Instituições de Ensino Públicas:
a) Assessoria técnica para consolidação dos Núcleos de Inovação Tecnológica - NIT, permitindo a gestão da propriedade intelectual, a transferência de tecnologia e a sua comercialização.
b) Apoio ao desenvolvimento de programas de formação de gestores da propriedade intelectual.
c) Assessoria jurídica para os NIT, para proteção do conhecimento e transferência de tecnologia em instituições de ensino públicas para assessoramento no processo de busca de anterioridade e de registro de patentes e  modelos de utilidade e registro de propriedade intelectual de bens tangíveis e intangíveis.
d) Capacitação em redação de patentes e modelos de utilidades garantindo os aspectos jurídicos inerentes a todo o processo de registro e proteção do conhecimento e da propriedade intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário